Lançamento do projeto para roteiros integrados – HT estava lá!

Foi apresentado hoje, 27, no Espaço Minas Gerais, em São Paulo, o Programa “Estados Integrados pelos Roteiros do Brasil” e assinado com a Organização Mundial de Turismo (OMT) o protocolo de intenções para a implementação do programa Volunteers em Minas Gerais. Estiveram presentes no encontro, o ministro de Estado do Turismo, Luiz Barretto, o diretor executivo de Relações Exteriores e Associações da Organização Mundial do Turismo (OMT), Márcio Favilla, e diversos secretários de Estado de outros estados brasileiros.

Uma iniciativa da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, o Programa “Estados Integrados pelos Roteiros do Brasil” visa à formatação de roteiros integrados entre Minas Gerais e outros destinos brasileiros. De acordo com a secretária de Estado de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond, a proposta é ofertar novos produtos turísticos nos mercados nacional e internacional, ampliando a diversidade e permanência média de turistas no país. “Iremos elaborar estratégias de promoção e apoio à comercialização conjunta, com a integração de segmentos e nichos priorizados pelos Estados. Nosso objetivo é reforçar o apoio ao processo de inovação e diferenciação dos produtos turísticos dos estados integrados”, completou.

Segundo o Ministro do Turismo, Luiz Barretto, esta é uma ótima oportunidade para promover uma política conjunta entre os Estados. “Além de integrar os destinos, poderemos qualificar os receptivos e apoiar as operadoras de turismo no estudo e formatação de novos destinos”, afirmou a autoridade.

Voluntariado

O Programa de Voluntariado da OMT foi iniciado em 2006 e tem a finalidade de promover o turismo como instrumento de desenvolvimento por meio da educação e formação de profissionais voluntários para apoiar os Estados membros da OMT. Em Minas Gerais o projeto irá abranger a região do Circuito Turístico das Grutas, evidenciando e fortalecendo o produto turístico internacional – a Rota Lund.

Na oportunidade, Márcio Favilla enalteceu a imagem que o Brasil conquistou no exterior e ressaltou o sucesso que o Programa Volunteers vem obtendo. “Esta é uma iniciativa que ganhou visibilidade por sua repercussão em todos os âmbitos da economia regional”, salientou o executivo.

Com a instalação do projeto, a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais e a OMT irão elaborar um estudo sobre a demanda nacional e internacional, com foco no segmento turístico de ecoturismo ligado à visitação em grutas. E também, o programa irá proporcionar o fortalecimento da gestão pública do produto turístico, a sensibilização das comunidades pertencentes à Rota Lund e a definição de estratégias de comunicação, além de elaboração de projetos  para incrementar a competitividade do município de Cordisburgo.

O encontro no Espaço Minas Gerais aconteceu paralelamente à realização do 5° Salão Nacional do Turismo, em São Paulo. Também prestigiaram a iniciativa os secretários do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), interlocutores do Ministério de Turismo nos Estados, EMBRATUR,  receptivos e operadores de turismo mineiros participantes do 5º Salão Nacional, parceiros e presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), parceiros e presidente da Brazilian Incoming Travel Organization (Bito), entre outros.

Sugestão de Roteiros Integrados

• MG/SP/RJ: Caminho Velho da Estrada Real – Ouro Preto – Tiradentes – Caxambu – Itamonte e Paraty

• MG/ SP: Caminho Religioso da Estrada Real – De Padroeira a Padroeira – De Aparecida (SP) à Serra da Piedade (Caeté – MG)

• MG/ BA/ SE/ PE/AL: Lagos e Canyon do São Francisco Turismo Náutico e Cultural ao longo do Rio São Francisco

• MG/ GO/ MS: Expedição Passos da Liberdade – Cavalgada e Trekking do triangulo mineiro, passando por Goiás e Mato Grosso do Sul

• MG/ DF: Caminhos de NIEMEYER – Arquitetura e Arte de Brasília a Diamantina e Belo Horizonte

• MG/ ES: ROTA DO CAPARAÓ – Aventura e Ecoturismo no Parque Nacional do Caparaó e comunidades do Entorno

Espaço Minas Gerais

O Espaço Minas Gerais, inaugurado em setembro de 2009, é uma referência para que empresários e executivos de São Paulo vivenciem as potencialidades econômicas, turísticas e culturais de Minas. Iniciativa do Governo do Estado, o Espaço tem uma agenda permanente de eventos com o objetivo de atrair e gerar novas oportunidades de negócios.

Fonte: Secretaria de Turismo de Minas Gerais

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: